De acordo com a dermatologista Luciana Kalache, o princípio de ação dos óleos em nossa pele vem do pressuposto de que semelhante dissolve semelhante, ou seja, soluções hidrossolúveis são dissolvidas em água, soluções oleosas devem ser dissolvidas no óleo. Por isso, a utilização dos óleos para a limpeza facial pode funcionar melhor do que outros tipos de produtos.
Conheça quais óleos podem ser utilizados para este fim, desde os naturais aos industrializados, seus benefícios e indicações para cada tipo de pele. Confira:
Quais óleos usar na limpeza facial?
FOTO: ISTOCK
Você pode optar pelos óleos industrializados ou vegetais. Segundo Luciana Kalache, os óleos industrializados agem com mais rapidez no processo de limpeza do que os naturais. Caso prefira os óleos vegetais, vamos apresentar aqui os mais comuns e que possuem propriedades incríveis com excelentes benefícios. Óleo de coco
É um hidratante ótimo, possui propriedades anti-inflamatórias, antibactericida e antifúngico. Espalhe o produto nas mãos e aplique no rosto como se fosse um creme facial. Depois, é só tirar com algodão e lavar o rosto com um sabonete próprio para a sua pele. Você pode utilizá-lo tanto para limpezas de rotina quanto para remoção da maquiagem. O resultado é espetacular.
Leia também: 11 maneiras de fazer um SPA em casa Óleo de jojoba
Com ação anti-inflamatória, o óleo de jojoba é excelente tanto para o tratamento de acnes quanto para o combate ao ressecamento, além de hidratar e limpar a pele muito bem. Com a pele previamente limpa com algum sabonete indicado para sua pele, aplique uma pequena quantidade de óleo no rosto e massageie por alguns minutos. Mergulhe uma toalha em água morna, torça e coloque sobre o rosto por cerca de um minuto. Isso irá ajudar a desobstruir os poros e remover as impurezas. Para finalizar, use a toalha para enxugar todo o óleo que sobrou. Prontinho! Pele limpa e hidratada. Óleo de rícino
Um óleo com efeito adstringente, com muitos nutrientes e capaz de reduzir a proliferação bacteriana. Para realizar a limpeza com o óleo de rícino, despeje um pouco na mão e em seguida aplique no rosto. Deixe agir por alguns minutos e para finalizar, lave com o sabonete adequado para a sua pele.
Há uma grande variedade de óleos vegetais, procure um que melhor se encaixe no seu tipo de pele e atenda suas necessidades, conforme a orientação médica. Prefira sempre os óleos extra virgens, prensados a frio, que são livres de minerais que possam obstruir os poros. Todos os óleos mencionados, e demais óleos vegetais, são encontrados em lojas de produtos naturais, cosméticas e até em algumas farmácias.
Os óleos são indicados para quem tem pele oleosa?
FOTO: ISTOCK
Em entrevista com a dermatologista Luciana, ela nos esclarece que seguindo o princípio de que todas as peles precisam de hidratação, não há nenhuma contraindicação para o uso de óleos.
Para os pacientes com pele mais oleosa, Luciana costuma indicar uma dupla limpeza: “Depois da aplicação do óleo, indico algum sabonete adequado, algumas vezes com algum tipo de ácido para uma remoção completa de qualquer resquício de oleosidade”.
Leia também: 12 dicas e sugestões para cuidar de cabelos oleosos Faça você mesma: receitas para limpar a pele com óleos
Que tal misturar os óleos da sua preferência para alcançar melhores resultados na limpeza facial? Vamos mostrar aqui o passo a passo de algumas receitas, veja só como é fácil:
Óleo de coco com óleo de semente de abóbora
FOTO: ISTOCK
Ingredientes:
Passo a passo:
FOTO: ISTOCK
Ingredientes:
Passo a passo:
Leia também: Argila preta: veja os benefícios e propriedades dessa nobre substância
FOTO: ISTOCK
Ingredientes:
Passo a passo:
O mundo os óleos nos fornecem inúmeros benefícios. Faça você também a sua própria mistura, com os ingredientes apropriados para a sua pele e prepare a sua receita caseira de óleo para limpeza facial. O resultado pode ser ainda mais surpreendente.