Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.


Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.

Mozila Firefox Google Chrome

Mozila Firefox Google Chrome

Sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

19 de Janeiro - Dia do Cabeleireiro

Compartilhar:  

Este profissional exerce atividades ligadas ao embelezamento e higienização capilar. Neste dia também são homenageados os barbeiros, esteticistas, manicures, maquiadores, depiladores e demais profissionais que trabalham nos chamados salões de beleza. Origem do Dia do Cabeleireiro Qual a verdadeira data?

Essa data comemorativa é instituída através do Decreto de Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012. No seu artigo 5º, consta que a mesma deve ser comemorada no dia da promulgação da lei.

Acontece que a lei foi promulgada no dia 18, mas se tornou comum considerá-la no dia seguinte. Isso porque no artigo 6º consta que a lei entra em vigor na data da sua publicação, o que aconteceu em 19 de janeiro.

O mesmo acontece com as comemorações relativas aos dias do barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador.

Antes da oficialização da data, no entanto, muitos profissionais comemoravam o dia 3 de setembro, sob sugestão da Federação Nacional de Cabeleireiros.

E também há outra data divulgada em alguns cantos do país como o dia do cabeleireiro, 3 novembro. Trata-se do dia do falecimento do santo que ficou conhecido como o padroeiro dos cabeleireiros, São Martinho de Porres.

São Martinho de Porres (1579- 1639) tem origem peruana. Pelo fato de Martinho ter aprendido o ofício de barbeiro antes de decidir se dedicar à vida religiosa e, no convento, entre outros trabalhos, cortar o cabelo dos frades, recebeu o título de padroeiro dos cabeleireiros.

Calendário