Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.


Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.

Mozila Firefox Google Chrome

Mozila Firefox Google Chrome

Terça-feira, 03 de julho de 2018

Design Escandinavo: tudo o que você precisa saber sobre o estilo

Compartilhar:  

Com certeza você já ouviu falar de design escandinavo, certo? Mas você sabe realmente quais são as características deste estilo que está na moda há alguns anos e parece que veio para ficar? Neste livro de ideias você vai conferir lindas decorações que traduzem quais são as principais características do design escandinavo. Temos certeza que você também vai querer ter este estilo na sua casa.

 

  Design escandinavo: história

Como o próprio nome já sugere, o design escandinavo, ou nórdico, surgiu no começo do século XX no norte da Europa, mais precisamente em países como Dinamarca, Finlândia, Noruega, Islândia e Suécia. É um movimento de decoração caracterizado pelo minimalismo, pela simplicidade e também por sua funcionalidade. Influenciados pela escola alemã bauhaus, muitos designers dinamarqueses usaram as novas tecnologias que surgiram com a indústria combinadas com ideias de simplicidade e funcionalismo para desenvolver projetos arquitetônicos e móveis, que mais adiante se tornaram icônicos.

Acima, sala de estar com estilo escandinavo com móveis em tons de madeira clara. As plantas criam pontos de cor no ambiente.

 

  Estilo escandinavo: características

Como falamos antes, as principais características do design escandinavo são a simplicidade e o minimalismo que estão presentes na arquitetura dos espaços, nos móveis e cores adotadas na decoração desses ambientes. Os móveis de estilo escandinavo costumam ser de madeira clara, madeira de demolição ou pintados de branco. Normalmente, os ambientes possuem um contraste de cores mais suaves com algumas cores um pouco marcantes e esse contraste acontece também entre a cor da madeira e alguns itens têxteis, como por exemplo sofás ou tapetes, que acabam dando um toque mais alegre ao ambiente. A paleta de cores usada neste tipo de decoração engloba principalmente tons de cinza, preto, branco, rosa, azul e amarelo.

Na foto acima, sala com decoração escandinava com geometrias e cores como rosa e cinza e madeira de demolição. Nesse estilo você pode combinar e brincar com diferentes estampas geométricas, desde que suas cores combinem.

 

  Quarto em preto e branco

Projeto de quarto que brinca com linhas pretas em detalhes com o lustre de lâmpadas suspensas, com a roupa de cama, luminária na parede, pés do banco ao pé da cama e claro, nos quadros que completam os itens do estilo escandinavo.

 

  Sala de estar com sofá azul

Detalhe de sala de estar com mesa de centro em madeira clara, sofá azul claro e almofadas de diferentes estampas e cores. Outra vez os quartos ganham importância na decoração, mas também seguem o estilo minimalista.

As plantas também desenvolvem um papel importante neste estilo de decoração, uma vez que também é caracterizada por ter ambientes que transmitem a sensação de serem claros e iluminados devido aos tons claros empregados na decoração. Isso acontece porque nos países onde surgiu esse estilo, há poucas horas de luz durante os invernos rigorosos nesta região. As plantas usadas no estilo escandinavo também seguem a mesma linha dos desenhos dos móveis e da arquitetura, são minimalistas e não costumam ter flores. Se você quiser incluir uma planta no seu ambiente, as mais usadas são: espada de são jorge, costela de adão, cactos e suculentas.

 

  Estilo escandinavo na cozinha

Seguindo a paleta de cores deste estilo, as cozinhas de estilo escandinavo são caracterizadas por usar muito a cor branca com outro tom em pequenos detalhes do ambiente ou então madeira clara. O branco fará com que sua cozinha pareça maior e mais iluminada.

Na foto acima, cozinha com toque de cor nas cadeiras azuis em contraste com a madeira clara da mesa e prateleiras. Os azulejos de diferentes tons formam um moderno zigue zague.

 

  Cozinha branca com detalhes laranjas

Cozinha com bancada de madeira de demolição contrastando com os tons de branco que criam um ambiente minimalista e ao mesmo tempo acolhedor.

 

  Cozinha branca com madeira

Cozinha pequena com combinação de branco e tons de madeira. Perceba que apesar de ser um ambiente de tamanho reduzido, os armários brancos e os azulejos das paredes transmitem uma sensação de luminosidade.

 

  Cozinha minimalista

Cozinha minimalista com estilo escandinavo. Aqui entra apenas o essencial, mas a planta da prateleira dá um toque de vida ao ambiente.

 

  Cozinha americana com estilo escandinavo

Cozinha com americana e contemporânea com armários que possuem acabamento em pintura laca. Os azulejos brancos e a bancada em madeira dão o ar escandinavo ao ambiente.

 

  Estilo escandinavo na sala

Se você quer ter uma sala com estilo escandinavo, escolha móveis com linhas retas e curvas suaves. Dê preferência para cores suaves e tente fazer com que a cor branca seja predominante, principalmente nas paredes e móveis como o rack da televisão, mesa de jantar ou estantes de livros. Se você quiser também pode escolher por destacar um móvel como o sofá com uma cor um pouco mais chamativa do que o tão usado cinza, como por exemplo rosa ou azul. Se optar por um sofá cinza, brinque com as cores das almofadas, estampas e com suas texturas. Um revestimento muito usado neste estilo é a imitação de pele de carneiro tanto em almofadas como em mantas para colocar no sofá ou pequenos tapetes que podem ficar ao lado da cama. Caso você queira incluir cortinas na sua sala, escolha tecidos leves e com tons claros para não sobrecarregar o ambiente. 

Confira aqui mais ideias de decoração para salas de estar.

 

  Sala de estar bege e cinza

Neste projeto só entraram cores bem neutras e suaves. O estilo escandinavo está presente nas estampas das almofadas e nos quadrinhos minimalistas dispostos de maneira despojada na parte superior do sofá.

 

  Sala de estar e jantarEsse projeto apresenta itens muito comuns no estilo escandinavo como o espelho redondo, o tapete com formas geométricas e as cadeiras brancas da sala de jantar.