Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.


Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.

Mozila Firefox Google Chrome

Mozila Firefox Google Chrome

Quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018

A CURIOSA HISTÓRIA DA ORCA QUE CONSEGUE FALAR A LINGUAGEM HUMANA

Compartilhar:  

Você provavelmente já viu algum animal imitar os comportamentos humanos, né? Um macaco imitando o andado de uma pessoa ou uma arara imitando as falas. É normal. Mas, acredite você ou não, existe uma orca capaz de pronunciar algumas palavras humanas. A orca fêmea, Wikie, mora em um parque marinho na França e foi ensinada a pronunciar algumas palavras. Sua treinadora fez com que o animal fosse capaz de emitir o som de "hello" e "bye", que significa "oi" e "tchau", em inglês. No repertório do animal, que pode ser o primeiro de sua espécie a agir dessa forma, inclui também "Amy", a contagem de um a três e até "raspberries" (framboesa, em inglês).

O treinamento da orca integra uma pesquisa da Universidade de St. Andrews, na Escócia. Eles estudam a capacidade de comunicação dos animais entre si. As orcas estão entre os poucos animais do planeta capazes de aprender a reproduzir novos sons apenas ouvindo eles. "Em mamíferos, isso é bastante raro", afirma Josep Call, um dos pesquisadores responsáveis pelo experimento. "Humanos obviamente são bons nisso. Curiosamente, os outros mamíferos que fazem isso bem são marinhos", completou. Wikie foi ensinada a imitar palavras controlando a pressão no orifício que as orcas usam para expelir água e respirar. Dialetos das orcas

   

As orcas são conhecidas por viver em grupos que se comunicam com dialetos próprios. Elas podem ainda copiar outros animais quando vivem livres no oceano. O estudo realizado pela Universidade de St. Andrews com a baleia Wikie auxilia na explicação da capacidade de comunicação desses animais. "A orca que estudamos em cativeiro foi capaz de aprender a vocalização de outras orcas e também sons humanos, ao imitá-los", disse Call.

"Portanto, esse resultado sugere que é plausível a explicação de por que as orcas aprendem, no ambiente selvagem, os sons feitos por outras orcas e como desenvolvem os dialetos." Esse comportamento que envolve a imitação de palavras e sons é uma característica da espécie humana. É raro em outros animais além de nós. Os golfinhos e baleias belugas estão entre os poucos mamíferos capazes de copiar algum som de outras espécies. Papagaios e algumas espécies de corvos conseguem esse feito também.

Jose Abramson, da Universidade Complutense de Madrid, na Espanha, que também esteve presente na pesquisa acredita que conversas entre humanos e a orca Wikie podem ser possíveis um dia. "Sim, isso é concebível, se você usar sinais e descrições do que as palavras representam. Isso já foi feito antes como um famoso papagaio cinza e com golfinhos, usando linguagem americana de sinais e frases como: "Traga-me esse objeto", ou "Coloque esse objeto em cima ou embaixo deste outro"."