Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.


Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.

Mozila Firefox Google Chrome

Mozila Firefox Google Chrome

Terça-feira, 03 de julho de 2018

Polônia: um roteiro pela Cracóvia e os campos de Auschwitz e Birkenau

Compartilhar:  

Viajar é sempre uma experiência transformadora e tem variados fins. Pode-se viajar por motivos de descanso, iniciação e aprendizado sobre uma cultura específica ou mesmo por curiosidade e importância hitórica do lugar.

Um exemplo claro disso é visitar os campos de concentração criados pelos nazistas. A maioria estão concentrados na Polônia e Alemanha. Seu objetivo era o extermínio ou concentração e trabalhos forçados de grupos étnicos como (judeus, ciganos, polacos, sintis, yeniches), políticos (anarquistas, comunistas), homossexuais e minorias religiosas (Testemunhas de Jeová).

Cracóvia (Polônia)

Cracóvia é a terceira maior cidade da Polônia, e há muito tempo foi capital do país. Localiza-se no sul da Polônia e as margens do rio Vístula. Apesar de possuir um centro histórico relativamente pequeno, possui interessantes pontos turísticos para conhecer.

O centro histórico de Cracóvia e o Castelo Wawel estão na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1978. Tida como uma das mais bonitas cidades da Europa, sua praça central, a Rynek G?ówny, está entre as maiores europeias. É uma cidade muito procurada por turistas, principalmente pela sua proximidade ao Campo de Concentração de Auschwitz, que fica a aproximadamente 70 Km de distância.

Pouco bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial, conseguiu conservar boa parte de suas belas construções.

Cracóvia - Auschwitz por conta própria

Auschwitz localiza-se a cerca de uma a uma hora e meia de carro a partir de Cracóvia, numa área conhecida pelos poloneses como Oswiecim (Auschwitz foi o nome dado pelos nazistas) e, na verdade, é um complexo formado por dois campos de concentração: Auschwitz I e Auschwitz II (ou Birkenau), distantes cerca de 3,2 km um do outro.

Vários hotéis e agências de viagem em Cracóvia oferecem o passeio para os campos de concentração, incluindo o transporte de ida e volta. Mas, obviamente, o valor a ser pago será maior do que o custo para aqueles que decidirem ir e voltar por conta própria.

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site oficial de Auschwitz para efetuar a sua reserva, escolhendo o dia e horário exato da sua visita. a depender do horário, haverá dois tipos de tours, um individual sem educador e um tour guiado (com duração de 3,5 horas) em um idioma específico (há opções em inglês, polonês, espanhol, alemão e francês).

Lembrando que o tour individual é gratuito. Caso você opte por um tour guiado, terá que pagar 40 PLN. Uma vez realizando a reserva online, você receberá um e-mail de confirmação com o ingresso em anexo. Basta imprimi-lo e comparecer, no local, na hora exata da reserva.

Ônibus para Auschwitz

Para ir de Cracóvia até o campo de concentração de Auschwitz, você deverá pegar um ônibus no principal terminal rodoviário da cidade, em Krakow Glówny, co saída de ônibus a cada 30 minutos.

Como falamos ali em cima, já que o trajeto é de mais ou menos uma hora e meia, convém comprar os bilhetes do ônibus para 2 horas antes do horário marcado para visitação em Auschwitz.

O bilhete para o ônibus deve ser comprado no primeiro andar da estação. Se o atendente não entender do que você está falando, mostre a palavra Oswiecim, que é como os poloneses chamam o local onde se encontram os campos de concentração.

Não é possível comprar a passagem de volta no terminal. Pra isso você deve falar diretamente com o motorista ao embarcar no ônibus de volta em Auschwitz.

Ao chegar ao destino (Aushwitz I), decore o ponto de descida. Há dois motivos para isso: primeiro porque será neste mesmo ponto onde você pegará o ônibus para seguir para Auscwitz II, após conhecer Aushwitz I; segundo porque será também neste ponto onde você pegará o ônibus de volta para Cracóvia.

Logo que descer do ônibus, você verá, em um poste, uma placa com os horários de saída dos ônibus para Cracóvia. Fotografe-a para programar o seu horário de retorno.

Após visitar o campo de Aushwitz I, você deve pegar o ônibus escrito Birkenau, que tem saídas a cada 10 a 15 minutos, aproximadamente e é gratuito. Após terminar o passeio em Biekenau, pegue novamente o ônibus que faz o trajeto entre os campos e retorne para Auschwitz I. Agora é só esperar o ônibus que retornará para Cracóvia no mesmo ponto.

Como se preparar?

Nos campos de concentração existem grandes espaços abertos. Isso significa que você vai passar um bom tempo andando debaixo de sol, chuva ou neve. Vá com roupas adequadas pra o clima, sapatos confortáveis e carregando pouca tralha. Vale levar uma garrafa d’água, óculos escuros e talvez algo pra comer, porque as cafeterias ficam na entrada dos memoriais.