Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.


Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.

Mozila Firefox Google Chrome

Mozila Firefox Google Chrome

Quarta-feira, 11 de outbro de 2017

O dia de Nossa Senhora Aparecida e suas crianças

Compartilhar:  
Fiéis foram a igrejas de Santa Maria pedir bênção à padroeira do Brasil

Por uma feliz coincidência, o Dia da Criança e o de Nossa Senhora Aparecida são celebrados na mesma data: 12 de outubro.

Dona de mais de três mil títulos que o povo lhe deu – sejam bíblicos, geográficos, ou relacionados àquilo que fiéis pedem – Penha, Caravaggio, Rosário, Medianeira, Mercês, Perpétuo, Socorro, não importa: trata-se da mãe de Jesus.

Em 2017, completa-se 300 anos da aparição da imagem no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Ela foi caiu na rede de três pescadores, que primeiro acharam o colpo e depois, a cabeça.

– Era 1717. Pelo fato de (a imagem) ser preta, o povo identificou a aparição como um sinal de libertação da escravidão do povo negro. Ela quis aparecer como um grito pela liberdade. Por ter sido encontrada aqui, tornou-se a padroeira do país e proclamada Rainha do Brasil – explica o Padre Ênio José Rigo, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santa Maria.

Talvez a escolha da mesma data para as duas comemorações não tenha sido só coincidência. Conversando com fiéis no Santuário Basílica da Medianeira na tarde de quarta-feira, onde houve uma missa em homenagem à Aparecida, o Diário ouviu histórias semelhantes que apontam para essa possibilidade. 

– Quando (o apóstolo) João entregou ela (Maria, mãe de Jesus), quando da morte na cruz, Jesus disse: mãe, eis aí teu filho. O filho volta ao céu, mas agora os filhos dela somos todos nós, suas crianças. Quando queremos alguma coisa, não vamos direto ao pai, vamos à mãe. Nós pedimos e ela sempre nos ouve. Hoje é o dia da Mãe e suas crianças – acredita a aposentada Loiva Hoer, 70 anos.

O casal Caio Alexandre Romero, 40 anos, e Érica Cristina de Souza, 38, pensa de forma parecida. Por isso, levou Caio Antônio de Souza Romero, sete meses, para pedir benção à Nossa Senhora no Dia da Criança.

Hoje, milhares de pessoas no Brasil têm Aparecida como mãe e padroeira. Das 39 paróquias em Santa Maria, uma leva o nome da santa. Fica na Avenida Paulo Lauda, 715, bairro Tancredo Neves. Lá está sendo realizada uma novena, que termina no próximo sábado. As missas são sempre às 19h. No domingo, ocorre a 9ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida (saiba mais abaixo).Coincidência de datasO Dia da Criança é mais antigo que a comemoração de Nossa Senhora Aparecida. Quando foi proclamada a Padroeira do Brasil, em 1930, a festa em homenagem à Mãe era em 8 de setembro. Somente em 1980, com a visita do agora santo papa João Paulo 2º é que passou a ser celebrada em 12 de outubro. Já o Dia da Crianças foi instituído na década de 1920, mas somente em 1960 passou a ter relevância de fato, com o forte apoio da indústria de brinquedos