Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.


Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.

Mozila Firefox Google Chrome

Mozila Firefox Google Chrome

Quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Forte terremoto é registrado no Caribe; alerta de tsunami é cancelado

Compartilhar:  

(Foto: Reprodução/Twitter/ )

Epicentro foi localizado na ilha do Cisne, em Honduras. Tremor também foi sentido no México e na Guatemala.

m forte terremoto de magnitude 7,6, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), atingiu as áreas entre Honduras e Cuba e chegou a provocar um alerta de tsunami em Porto Rico e Ilhas Virgens, cancelado horas depois.

O terremoto ocorreu à 0h51 (horário de Brasília), a 44 km do arquipélago do Cisne e a 10 km de profundidade.

"Aconteceu a cerca de 66 quilômetros da Ilha de Cisne, está afastado do território hondurenho, mas foi sentido em Gracias a Dios, Colón, Olancho e setores afastados como Cedeño e o Distrito Central", regiões no Caribe, leste, centro e sul do país, disse o chefe da Copeco, Lisandro Rosales.

Ele acrescentou que está sendo feita uma imediata avaliação para saber sobre os danos que o fenômeno pode ter causado.

O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos também chegou a emitir um alerta para a possibilidade de um tsunami para Cuba, Honduras, México, Ilhas Cayman, Jamaica e Belize. Alerta de tsunami

 

A Rede Sísmica de Porto Rico emitiu à 1h18 (horário de Brasília) uma advertência de tsunami para o território caribenho e as Ilhas Virgens, por conta do terremoto, sem fornecer informações de que áreas de Porto Rico e Ilhas Virgens poderiam ser afetadas.

Após divulgar a informação sobre o tremor, e antes de ser cancelado o alerta de tsumani, o secretário de Segurança Pública de Porto Rico, Héctor Pesquera, informou que se tinha ativado um plano preventivo nos municípios costeiros da ilha.

  México e Guatemala

 

O tremor também foi sentido em outros países da América Central.

No México, "foi ligeiramente percebido nos limites do estado de Quintana Roo", informou o coordenador nacional de Proteção Civil do México, Luis Felipe Puente.

"No momento, nenhuma afetação foi relatada", disse Puente, em uma mensagem divulgada no Twitter.

Pela mesma rede social, o Serviço Sismológico Nacional afirmou que o tremor foi percebido em Quintana Roo (sudeste) e arredores.

A imprensa local afirma que o terremoto foi sentido na capital do estado, Chetumal, em Cancún, Praia de Carmen e Felipe Carrillo Puerto.

Na Guatemala, a costa atlântica, que poderiam registrar mudanças nos níveis das onda, passou a ser monitorada após o registro do tremor, mas nenhum alerta de tsunami foi emitido no país.

G1