Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.


Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.

Mozila Firefox Google Chrome

Mozila Firefox Google Chrome

Quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018

Cuidado! Novo golpe no WhatsApp promete isenção de pagamento do IPVA

Compartilhar:  

© Designed by Freepik

Mais uma campanha maliciosa está sendo disseminada pelo WhatsApp. Desta vez, o golpe promete isenção do pagamento do IPVA, em um suposto projeto social do Governo Federal. Além de utilizar o imposto sobre veículos automotores – pago no início do ano – como mote, os cibercriminosos também têm usado engenharia social e notificações dos navegadores e sites, visando enganar o maior número possível de usuários.

 

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

 

A campanha segue as mesmas táticas de outras disseminadas na plataforma e que foram identificadas nesse começo de ano pela Kaspersky Lab: o uso de temas populares e comuns aos usuários – o que sempre acarreta em um maior número de vítimas. O primeiro mês de 2018 já registrou mais de 2,5 milhões de vítimas desses ataques, somente no Brasil. E a tendência é que essas campanhas não parem ao longo do ano.

Para evitar que os usuários caiam em golpes deste tipo, a Kaspersky Lab levantou as seguintes dicas:

– Desconfie de links recebidos: mesmo que a conversa não seja com um desconhecido, é preciso duvidar da veracidade da mensagem, ainda mais se inclui uma promoção. Procure sempre confirmar no site oficial da empresa qualquer informação.

– Cuidado com o mouse (ou o touch): nunca clique em links de e-mails suspeitos, banners em sites ou acesse páginas desconhecidas. Quando você tiver que visitar um banco online ou uma loja de varejo, digite manualmente o URL em vez de clicar em uma URL.

– Tenha uma solução de segurança robusta no seu celular e outros dispositivos: use um software que irá bloquear o acesso aos sites maliciosos e scripts que tentam alterar seu roteador. Assim, você terá uma navegação mais tranquila.

– Notificações: não autorize as notificações em qualquer website, mesmo que a pergunta não seja relacionada a isso. Revise sempre as configurações avançadas no seu navegador, seja no desktop ou smartphone, e remova os sites desconhecidos que estão autorizados a emitir avisos.

MSN