Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.


Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.

Mozila Firefox Google Chrome

Mozila Firefox Google Chrome

Terça-feira, 22 de maio de 2018

Mitos e verdades da gastrite

Compartilhar:  

Se você ainda não foi diagnosticado com gastrite, muito provavelmente conhece alguém próximo que tem esse problema, não é mesmo? Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), estima-se que 70% da população do Brasil seja portadora da gastrite.

A doença é uma inflamação na mucosa do estômago [revestimento interno] causada, muitas vezes, pela bactéria ‘Helicobacter pylori’, popularmente conhecida como H. Pylori. Além disso, outras possíveis causas são, principalmente, alguns erros no hábito alimentar associados ao estresse.

 

Entre os principais sintomas da doença estão a sensação de dor na boca do estômago, náusea e ou vômitos. Mas não pense que no caso de uma gastrite basta ir ‘levando’ ou apenas trocar alguns alimentos para evitar incômodos.

De acordo com Sérgio Bizinelli, presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), é preciso decidir isso junto a um médico porque, no caso de quem precisa fazer tratamento, se o procedimento não for feito adequadamente o quadro pode evoluir até mesmo para um câncer.

  H Pylori x gastrite

 

Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), mais de 50% da população do Brasil tem a bactéria Helicobacter pylori no estômago – embora, ainda não existam evidências que permitam distinguir a relação de causa e consequência entre esse micro-organismo e a gastrite.

Chiclete piora a gastrite - VERDADE. Segundo o coordenador de diretrizes e protocolos da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Claudio Lyoiti Hashimoto, o hábito de mascar chiclete e chupar balas estimula a produção de suco gástrico [líquido responsável por auxiliar na digestão] e, consequentemente, da secreção de ácido pelo estômago. Nesse caso, os sintomas de gastrite podem piorar. Mas é importante compreender que o hábito de mascar chiclete não é o fator que iniciou a gastrite.

Leite ameniza a dor da gastrite - MITO. Ainda de acordo com Claudio Lyoiti Hashimoto, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), ingerir leite para reduzir a dor da gastrite é um mito. A ingestão da bebida fria pode amenizar o desconforto momentaneamente. No entanto, como o leite é um alimento rico em proteína e cálcio, que são estimulantes de ácido pelo estômago, pode até piorar a inflamação.

Medicamentos podem causar gastrite - VERDADE. Essa relação acontece principalmente no caso de anti-inflamatórios, conforme detalha o especialista. O estômago produz substâncias que protegem o próprio revestimento interno. Esses medicamentos prejudicam a mucosa e deixam o estômago mais sensível e suscetível a infecções. Desta forma, em alguns casos podem evoluir até mesmo para úlceras gástricas, aponta Marcos Belotto, cirurgião gastro-oncologista do Hospital Sírio Libanês.

A alimentação pode intensificar a gastrite - VERDADE! A má alimentação está ligada diretamente ao desenvolvimento da gastrite e é uma das principais causas, afirma Fábio Thuler, mestre e doutor em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Entre os alimentos que mais interferem na doença da gastrite estão o café (este que relaxa o esfíncter do esôfago - um anel muscular -, provocando o refluxo, além de aumentar a produção do ácido); e refrigerantes (que agridem a mucosa que protege o estômago), detalha Fábio Thuler, mestre e doutor em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

No entanto, Marcos Belotto, gastrocirurgião do Hospital Sírio Libanês, reforça que o café pode aumentar a irritação no estômago, mas não causar a gastrite. As pessoas, explica ele, confundem a irritação no estômago com a inflamação, que é a doença em si. A irritação causada pelo café e por outras substâncias pode piorar os sintomas para quem tem gastrite, por isso, precisa ser evitado, explica o especialista.