Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.


Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.

Mozila Firefox Google Chrome

Mozila Firefox Google Chrome

Terça-feira, 29 de maio de 2018

Brasileiro desconhece maioria dos tumores relacionados ao cigarro

Compartilhar:  

Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) constatou que o câncer de pulmão é um dos mais lembrados pelos brasileiros quando se fala da relação entre o cigarro e o desenvolvimento de tumores.

Entretanto, cânceres de boca, laringe, esôfago, estômago e bexiga - que possuem ligação direta com a substância - são desconhecidos por pelo menos dois em cada dez brasileiros.

Outro dado alarmante do estudo da SBOC é que, por mais que os níveis de desconhecimento já sejam altos entre a população de forma geral, os fumantes são ainda menos propensos a conhecerem todas as formas de câncer com relação direta com seu hábito: colo de útero (20%) e estômago (21%) são desconhecidos por dois em cada dez fumantes; laringe (23%) e boca (27%) por cerca de um quarto; esôfago por quatro em cada dez fumantes (39%); e bexiga por metade deles (50%). No que refere ao câncer de pulmão, o nível de conhecimento, apesar de mais baixo do que entre os brasileiros como um todo, é o tumor mais lembrado por aqueles que fumam (89%).

“É muito preocupante que uma parcela tão significativa da população desconheça os cânceres da cavidade oral, laringe, estômago, esôfago e bexiga, que, juntos, representam mais de 20% de todos os casos de tumor diagnosticados no país”, analisa a Dra. Clarissa Baldotto, diretora da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

O tabagismo é um dos hábitos que mais causam danos ao organismo, sendo responsável por cerca de um terço de todas as mortes por câncer, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).