Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.


Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.

Mozila Firefox Google Chrome

Mozila Firefox Google Chrome

Quinta-feira, 21 de junho de 2018

8 efeitos e até riscos que você pode ter ao tomar whey protein e muitos não sabem

Compartilhar:  

Considerado ótimo aliado de quem pratica exercícios físicos, o whey protein é um suplemento obtido do leite rico em proteína, possui poucas calorias e carboidratos e, além de afastar a fome, poderia melhorar o desempenho e os resultados dos treinos.

Bastante popular nas academias, o produto, no entanto, pode ter efeitos indesejáveis e até riscos para saúde se consumido de forma equivocada e exagerada.

  Whey protein: riscos e efeitos colaterais

1. Pouca gente sabe, mas alguns tipos de whey possuem carboidratos e gorduras em excesso que podem provocar aumento de peso.

2. Quem sofre de pedras nos rins pode ter a condição piorada se fizer uso de whey protein sem orientação de um especialista.

3. A ingestão excessiva de whey pode piorar problemas relacionados ao fígado entre pessoas que sofrem de alguma condição hepática.

8 efeitos e até riscos que você pode ter ao tomar whey protein e muitos não sabem

4.Outro possível efeito colateral do consumo de whey é o aumento do pH sanguíneo. Quando há muita proteína no sangue, o rim tem problemas em metabolizá-lo, o que resulta em aumento da acidez.

5. Consumir whey protein em excesso a longo prazo também poderia favorecer o desenvolvimento da osteoporose, pois desequilibraria os minerais no organismo, podendo levar ao esgotamento da densidade óssea.

6. Se você já experimentou fraqueza e fadiga ao consumir whey, saiba que os sintomas podem estar relacionados a problemas de digestão que o produto pode causar. Inchaço, gases, diarreia e cólicas também podem ser experimentados.

8 efeitos e até riscos que você pode ter ao tomar whey protein e muitos não sabem

7. Apesar de pouco comum, algumas pessoas podem sofrer com reação alérgica a whey, resultando em inchaço da garganta, boca e lábios. É preciso suspender o consumo e procurar um médico caso o efeito seja identificado.

8. O excesso de whey protein ainda pode provocar náusea e vômito. Neste caso, reduzir a ingestão já poderia evitar os problemas.

  Quanto whey protein devo tomar por dia?

 

De acordo com o cardiologista Dr. Carlos Zamora, do Mount Sinai Medical Center, a quantidade de proteína consumida por dia deve estar entre 60 e 80 gramas considerando mulheres que seguem uma dieta de 1.800 calorias. Já os homens que fazem uma dieta com cerca de 2.500 calorias devem comer entre 80 e 100 gramas do nutriente.

8 efeitos e até riscos que você pode ter ao tomar whey protein e muitos não sabem

A quantidade diária de whey protein a ser consumida, portanto, é bastante individual e variável, dependendo ainda do grau de atividade física do indivíduo. O médico, porém, afirma que há um limite: em geral, não é recomendável ingerir mais do que 80 gramas ao dia para um adulto que pesa 70 kg.

Além disso, é importante ler atentamente o rótulo de cada tipo de whey protein e escolher o produto de acordo com orientação do nutricionista ou do médico. Alguns possuem mais calorias e carboidratos e não são os ideais para quem quer emagrecer, outros têm mais proteínas e há ainda aqueles que já trazem o nutriente quebrado, facilitando sua digestão.