Quarta-feira, 27 de março de 2019

Mutirão do emprego atrai 20.000 pessoas ao centro de São Paulo

Compartilhar:  

Uma enorme fila se formou nesta terça-feira, 26, no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo. O motivo foi o início do 3° Mutirão do Emprego, parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da prefeitura da cidade e o Sindicato dos Comerciários. A ideia é juntar os candidatos às empresas que precisam de funcionários. O evento dura até sexta-feira, 29, e oferece mais de 6.000 vagas.

Por volta das 13 horas, a central sindical União Geral de Trabalhadores (UGT), ligada ao Sindicato dos Comerciários, estimava em 20.000 o número de pessoas no local. A Prefeitura de São Paulo esperava 10.000.

Os cargos com mais oportunidades são de telemarketing e operador de loja, ambos com mais de 1.000 vagas cada um. As empresas oferecem também postos de trabalho para pessoas com deficiência e aprendizes. A maioria das vagas de emprego tem como requisito mínimo ensino fundamental completo e idade acima de 16 anos. A média salarial é de 1.500 reais. Entre as empresas que estão oferecendo vagas, estão Pão de Açúcar, Carrefour, Sonda, Atacadão, Marisa e Polishop.

Nesta terça-feira, estão sendo distribuídas as senhas para todos os dias de evento. Assim, nas datas seguintes apenas as pessoas que tiverem senha serão atendidas. No total, vão ser distribuídas 10.000 senhas.

Para se candidatar a uma vaga de emprego, o cidadão precisa apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e currículo impresso. Para quem não tiver a carteira, basta levar uma foto 3×4 para emitir no próprio local. Processo de atendimento

Primeiro ocorre uma triagem em que é verificado o perfil da pessoa. Logo em seguida, o candidato é direcionado para uma das empresas que estão no prédio onde ocorre a ação. A partir de então, cabe às empresas decidir como será o processo. Em alguns casos,, a entrevista já é agendada.

Dados divulgados pelo Ministério da Economia na segunda-feira, 25, mostram um cenário de evolução gradual na situação empregatícia do país. Em fevereiro, foram abertas 173.139 vagas, sendo o terceiro mês consecutivo de saldo positivo nas contratações com carteira assinada e o melhor resultado o período desde 2014 (260.823 vagas). Mutirão tem outras atividades

Outras secretarias do município estão realizando ações no local. A Secretaria Municipal de Saúde participa dos quatro dias de evento promovendo uma campanha de vacinação contra a febre amarela e a realização de exames rápidos de HIV e Sífilis. Será também disponibilizado um ônibus com tratamento odontológico. A pasta de Direitos Humanos levará o Ônibus Lilás na sexta-feira, 29, para conscientizar e, caso seja necessário, encaminhar as vítimas de importunação e assédio para a rede de atendimento — Delegacia da Mulher, Centros de Referência, Ministério Público e Defensoria.

Já a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) estará com equipes do Benefício de Prestação Continuada (BPC), para realizar cadastro pelo CadÚnico aos interessados. Na cidade de São Paulo, mais de 1,3 milhão de famílias são cadastradas pelo CadÚnico e participam dos principais programas e benefícios, tais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Leve Leite, Passe Livre Estudantil, entre outros.

MSN