Quinta-feira, 18 de abril de 2019

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Bebedouro no dia 12 de maio

Compartilhar:  

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecidos popularmente como Esquadrilha da Fumaça, se apresentará na cidade no dia 12 de maio, comemorando os 135 anos do município. A apresentação será realizada a partir das 15h30, no Aeroporto Municipal.

 

Para garantir a segurança da população e especialmente dos pilotos, estarão presentes no local a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e serviços de ambulância.

 

Após a apresentação os pilotos irão atender o público concedendo autógrafos.

 

Histórico da Esquadrilha da Fumaça

 

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do ‘Esquadrão de Demonstração Aérea’ (EDA), formado por um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira, que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.

 

As origens da Esquadrilha da Fumaça remontam ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola. Formava-se ali o embrião da Esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica.

 

Em 1969, a Escola de Aeronáutica foi renomeada para Escola de Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), permanecendo na Base Aérea dos Afonsos até 1971, quando foi transferida para a cidade de Pirassununga, no estado de São Paulo. Em 1982, depois de seis anos de inatividade, a Esquadrilha da Fumaça foi reativada como a nova denominação de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

 

Sua missão, segundo a definição do EDA, é realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).