Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.


Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.

Mozila Firefox Google Chrome

Mozila Firefox Google Chrome

Quinta-feira, 08 de novembro de 2018

Por que pescar?

Compartilhar:  

Quem pesca entende muito bem, o fascínio que esta modalidade de lazer causa aos seus praticantes. Sou pescador desde a muitos anos, fazendo isto, com muita regularidade. No meu caso faz bem para o físico e a mente. De repente sinto que só uma boa pescaria pode me colocar em condições de equilíbrio físico e mental, recarregar as minhas energias para que possa enfrentar a dureza do dia a dia. Ai então não tenho dúvida, arrumo a tralha e vou pescar. Onde pescar não é o mais importante no meu caso, faço de cada lugar que freqüento a extensão do meu lar, e como tal não agrido, não depredo, não poluo. Assim os anos passam, vamos conhecendo novos pesqueiros, fazendo novos amigos, incentivando novos companheiros a entrarem para este maravilhoso mundo da pesca, experimentando novas técnicas e principalmente vivendo.

 

A minha curiosidade de saber o que se passa com as demais pessoas que pescam, levou-me a executar o trabalho que ora estou lhes apresentando. Não sou repórter, porém executei a função de um. Passei a mão no gravador, em um roteiro básico de entrevistas, no notebook e fui conversar com os pescadores em geral, para entender um pouco melhor PORQUE PESCAMOS.

 

Alguns pensamentos dos participantes:

 

"Que todo pescador experiente, além da pesca, faça o trabalho de educar os novatos em uma boa filosofia de convivência com o meio ambiente. Deste modo a preservação será constante e principalmente nossos filhos poderão conviver no futuro, com o fabuloso mundo da pesca" - Fábio - 26 anos

 

"Qualquer tipo de pesca que você tira o direito de briga do peixe e condenável "- Paulo Caetano - 39 anos

 

"Ainda hoje com 55 anos, eu passo pela mesma noite sem dormir e que antecede a uma pescaria como se fosse um garoto de 10 anos" - Cravo

A presente pesquisa foi realizada basicamente na cidade de São Paulo e com os pescadores esportivos, aqueles que usam Iscas Artificiais.

 

Seguia sempre em frente com a entrevista quando a resposta ao primeiro item do meu roteiro básico era respondida positivamente. Esta primeira pergunta foi a seguinte: Você pesca ?.

 

Porém dos não pescadores, procurei explorar um pouco o porque não pesca e o consenso deste grupo ficou por conta da falta de oportunidade, que na opinião deles constitui-se de locais e amigos pescadoresUma coisa curiosa é a de que, a maioria dos não pescadores assiste à programas de pesca na TV, no entanto, não lêem regularmente revistas de pesca. Estes não pescadores, na grande maioria, gostariam de pescar e os que possuem filhos gostariam de fazê-lo levando-osPodemos então concluir que milhares de pessoas ainda poderão tornarem-se pescadores em nosso pais, principalmente quando as infra-estruturas e as leis básicas de pesca estiverem evoluídas para receberem estes pescadores potenciais.

 

Conduzi as entrevistas de maneira a não inibir os entrevistados, deixei-os falarem livremente dentro de cada tema apresentado, não limitando-os às respostas dos tipos: sim e não. Assim sendo muita coisa interessante foi expressada pelas pessoas, vamos procurar mostrar aos leitores desta revista um resumo do que aconteceu, num trabalho misto de estatística e textos, dentro de cada tema abordado.