Sexta-feira, 22 de março de 2019

Pesca e Aquicultura

Compartilhar:  

Foto/Google

Pescar é um passatempo muito divertido, que nos coloca em contato com a natureza. Mas uma boa pescaria não é só tirar um peixe da água para depois limpá-lo e colocá-lo na panela. Se não tomarmos alguns cuidados, podemos contrair doenças e outros problemas de saúde ao pescar.

Para a diversão não acabar no hospital, é preciso seguir algumas recomendações. A primeira delas é escolher bem o local da pescaria. Há muitos rios e lagos em que é proibido pescar. Essa proibição tem motivos importantes e precisa ser respeitada.

Mesmo que não haja proibição no local, é fundamental saber se o lugar é seguro e se a água é limpa. Nunca pesque em rios ou lagoas que recebem esgoto ou que estejam poluídos.

Se o local estiver em ordem e liberado para a pesca, o pescador não pode se esquecer de levar, juntamente com o  o seu equipamento de pesca, uma caixa térmica limpa e cheia de gelo triturado. É nela que os peixes capturados devem ser colocados.

O médico-veterinário Leandro Kanamaru, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, explica a importância desse procedimento. “O gelo é necessário para manter a temperatura baixa, o que dificulta a proliferação de microrganismos que provocam doenças e estragam rapidamente o peixe”, ensina.

Por isso, o gelo tem que ser feito com água limpa, de preferência tratada. Se não for assim, ao derreter ele soltará sujeira e microrganismos que poderão contaminar os peixes. Para não machucar a carne dos animais pescados, o gelo não pode ser pontudo. Aliás, o gelo não deve ser também de um tamanho exagerado, pois pode amassar o pescado.

Outro ponto importante é garantir que o peixe fique totalmente coberto com o gelo. Qualquer pedacinho de fora poderá ser uma portinha para o início da deterioração do pescado.Caixa térmica com gelo

Volte da pescaria antes que o gelo derreta, para que os peixes cheguem fresquinhos à panela. Depois disso, é só limpá-los direitinho, em um local bem limpo; escolher uma gostosa receita e colocar o peixe no fogo.

Pescar com boas práticas é muito mais divertido!