Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.


Clique aqui e baixe o Mozila Firefox, é gratis.

Mozila Firefox Google Chrome

Mozila Firefox Google Chrome

Quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Top 5 rios para praticar a pesca esportiva

Compartilhar:  

O Brasil é o país com maior disponibilidade de água doce no mundo. As bacias hidrográficas espalhadas pelo país fazem do Brasil a maior reserva de água doce do planeta (14% no total). Para os amantes da pesca, o país é um paraíso pela enorme diversidade de rios disponíveis para pesca esportiva.

 

Embora existam várias opções, algumas são as preferidas entre os pescadores e sempre são procuradas nos melhores períodos. Separamos aqui os 5 melhores rios para pesca esportiva. Confira!

1. Rio Paraguai

 

O pantanal é o destino favorito de muitos pescadores e este rio é considerado o principal desta região. O Rio Paraguai nasce no Mato Grosso e segue até o Mato Grosso do Sul para desaguar no Rio Paraná. O ponto deste rio que mais atrai pescadores está na cidade de Corumbá (MS), conhecida como “capital do pantanal”.

 

A pesca no Rio Paraguai é permitida apenas entre os meses de março e outubro, sendo mais indicada em junho e julho, quando ele está mais baixo e a pesca de jaús, pintados e surubins torna-se mais fácil. Nos meses seguintes, em que o rio está ainda mais baixo, os tipos que mais aparecem são os pacus.

2. Rio Araguaia

 

Destino de muitos pescadores, o Rio Araguaia é conhecido pela variedade de peixes para todo tipo de pesca e pelas paisagens naturais. É comparado ao pantanal mato-grossense pelo volume de peixes e pela quantidade de espécies que podem ser encontradas.

 

Ao longo do rio, que passa pelos estados de Goiás, Tocantins e Pará, a maioria das cidades ribeirinhas é preparada para a pescaria, o que aumenta a quantidade de pontos de pesca.

 

A atividade no Rio Araguaia é produtiva tanto com o uso de iscas naturais quanto com o uso de iscas artificiais, principalmente entre os meses de abril e junho, quando ele está mais baixo. Dentre as diversas espécies, as mais encontradas são os dourados, pirararas, filhotes, cachorras, matrinxãs, tucunarés e muitos outros.

3. Rio Guaporé

 

Um dos rios mais procurados por pescadores de todo o Brasil, o Rio Guaporé pertence à bacia do Amazonas. Com nascente no Mato Grosso, o rio banha também o estado de Rondônia e a Bolívia, até desaguar no Rio Mamoré.

 

Como está localizado entre as bacias do Rio Amazonas e Rio da Prata, o Guaporé possui um ecossistema muito rico, com uma enorme diversidade de peixes tanto de escama quanto de couro. Durante o seu período de seca (entre março e outubro), é possível encontrar facilmente tucunarés, pirararas, palmitos, capararis, cachorras e muitos outros.

4. Rio Roosevelt

 

Descoberto em expedição no início do século XX, que contou com a presença do presidente americano Theodore Roosevelt, o rio pertence à bacia do Aripuanã. O Rio Roosevelt nasce em Rondônia, atravessa o Mato Grosso e sobe para o Amazonas, onde desagua no Aripuanã.

 

O Roosevelt é conhecido por ter peixes esportivos mais agressivos. Portanto, é importante preparar-se com equipamentos reforçados para a pesca neste lugar.

 

Como o Rio Roosevelt possui uma cachoeira, a pesca pode ser realizada na parte de cima ou de baixo. Entre os peixes mais procurados estão as jatuaranas (mais raras) e os gigantes piraíbas, mas também é possível pegar tucunarés, matrinxãs e bicudas, além dos peixes noturnos corvinas, cachorras e pirararas.

5. Rio São Francisco

 

Um dos principais rios do Brasil, o Rio São Francisco banha mais de 500 cidades nas regiões sudeste e nordeste. É famoso por sua diversidade de peixes das diferentes regiões.

 

Ao longo do rio existem inúmeros pontos de pesca. Alguns dos mais famosos localizam-se nas cidades de Três Marias e Pirapora (MG), onde é possível encontrar dourados, matrinxãs, piau e muitos outros das mais diversas profundidades da água.

 

Existem mais de 152 outras espécies que podem ser encontradas ao longo do rio e em muitas outras cidades. Porém, é importante planejar a pesca neste rio entre os meses de março e outubro, quando ele está mais baixo.

 

Embora estes sejam os rios mais procurados, existem muitos outros que atraem os amantes da pesca esportiva. Basta separar os equipamentos fundamentais, escolher uma opção no catálogo e aproveitar.