Segunda-feira, 22 de abril de 2019

Componente da margarina pode ter efeitos inacreditáveis no corpo e causar ansiedade

Compartilhar:  
Além de elevar riscos de aumento do colesterol ruim e crescimento da gordura abdominal, a margarina é o tipo de alimento ultraprocessado que deveria ser banido da sua mesa por provocar diversos prejuízos ao corpo e causar até mesmo ansiedade.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Estadual da Geórgia, nos EUA, a margarina pode causar inflamações e influenciar no comportamento, provocando ansiedade e até mesmo reclusão social, por ser fonte de emulsificantes.

O emulsificante é um produto químico que garante homogeneidade a alimentos e que pode resultar em vários efeitos prejudiciais à saúde. O componente ainda é encontrado em alguns tipos de biscoitos, pães e chocolates.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores adicionaram dois tipos de emulsificantes comuns à água oferecida a ratos de laboratório. Ao longo do período de 12 semanas, o comportamento das cobaias, assim como outros parâmetros fisiológicos, foi analisado e, os resultados, apresentados pela revista Scientific Reports.

Os cientistas foram capazes de observar que os emulsificantes causaram impacto nas bactérias do intestino e geraram comportamentos diferentes entre camundongos machos e fêmeas. Enquanto os machos apresentaram aumento na ansiedade, as fêmeas sofreram redução no comportamento social, ou seja, isolamento.

A equipe de estudiosos acredita que, por terem efeito inflamatório, os emulsificantes podem afetar tecidos do cérebro, provocando assim alterações de comportamento. A diferença de resultado entre os gêneros, no entanto, não pôde ser esclarecida completamente pelo trabalho científico.

MSN